14 de novembro Dia Mundial da Diabetes

14 de novembro

Dia Mundial da Diabetes     

A diabetes é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o organismo não consegue utilizar eficazmente a insulina que produz. Isto leva a um aumento da concentração de glicose no sangue (hiperglicemia).

A diabetes tipo 2 (anteriormente designada diabetes não insulino-dependente ou de início na idade adulta) é causada pelo uso ineficaz de insulina pelo organismo. Resulta frequentemente de excesso de peso corporal e inatividade física.

A diabetes tipo 1 (anteriormente conhecido como diabetes insulino-dependente ou diabetes de início na infância) é caracterizada pela falta de produção de insulina.

A diabetes gestacional é a hiperglicemia que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez.

Globalmente, estima-se que 422 milhões de adultos viviam com diabetes em 2014, em comparação com 108 milhões em 1980. A prevalência global da diabetes quase duplicou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta. Isto reflete um aumento nos fatores de risco associados, como excesso de peso ou obesidade. Durante a última década, a prevalência da diabetes aumentou mais rapidamente nos países de rendimento baixo e médio do que nos países de rendimento elevado. 
A diabetes é uma das principais causas de cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores.
Dieta saudável, atividade física e evitar o uso de tabaco podem prevenir ou retardar a diabetes tipo 2. 
A diabetes pode ser tratada e as suas consequências evitadas ou retardadas com medicação, rastreios regulares e tratamento de complicações.

 

Com consulta em:    https://unric.org/pt/dias-internacionais/